EDUCAÇÃO
Projetos Sociais como espaços de intervenção, discussão e reflexão da área da Educação Física, tendo o esporte educacional e o lazer como ferramentas principais de expressão. Elaboração e gestão de projetos sociais como opção dos gestores públicos à vista do desenvolvimento social e local das cidades e regiões respectivas. Projetos sociais como espaço de fomento de formação continuada do profissional de Educação Física.
1) as TICs na Educação Física;
2) Currículo e formação profissional em EF;
3) Violência, bullying e indisciplina na escola;
4) Educação Física adaptada.   


SAÚDE
Compreensão crítica das dimensões pedagógica e ética do profissional de Educação Física frente aos temas relacionados á área da atividade física e saúde. Pesquisas e estudos na área da atividade física e saúde e sua relação com o desenvolvimento humano. Programas de promoção da saúde, qualidade de vida em suas diversas dimensões e estilo de vida saudável pro meio de atividades físicas à luz de pesquisadores da área.
1) Perspectiva da qualidade de vida;
2) Atividade física e saúde;
3) Saúde e meio-ambiente;
4) Idoso, atividade física e qualidade de vida.


URBANISMO
A cidade como promotora de espaços de mobilidade e imobilidade urbana. Discussão e reflexão crítica sobre os elementos que facilitam e constrangem a mobilidade das pessoas nas cidades. O papel dos planejadores, gestores e profissionais do lazer em reidentificar e ressignificar os espaços de mobilidade urbana, seja pela manutenção, reconstrução ou revitalização dos mesmos, pelas atividades de lazer e turismo.  
1) Espaço urbano e desenvolvimento humano;
2) Modernização, sociabilidade e mobilidade urbana;
3) Territórios de mobilidade e imobilidade urbana.

ESPORTE 
Neste grupo pretendem-se propor discussões que promovam conhecimentos sobre os esportes e suas práticas, destacando sua origem e evolução sobre os diversos olhares da Educação Física.
1) Esporte, lazer e projetos sociais;
2) Esportes adaptados;
3) Esportes de natureza;

LAZER
Para este eixo propor uma discussão a respeito das atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, com fins de lazer, conhecimentos culturais, ocupação de tempo livre e outros.
1) Turismo, cultura e lazer;
2) Lazer e patrimônio imaterial;
3) Envelhecimento e o tempo livre.

HISTÓRIA E MEMÓRIA
Apresentar discussões no sentido de se recuperar o passado como garantia de se dar um sentido para o presente a partir da memória de relatos e testemunhos das épocas passadas, transformando essas narrativas em história com sentido de renovação do futuro.
1) História, memória e o envelhecimento;
2) Memória individual, coletiva e social;
3) Memória, historia e o desenvolvimento humano;
4) Memória, história: reconstituição e recuperação